O Colégio

Nossa história

O Colégio Educacional ABC é uma escola que existe para oferecer à comunidade uma alternativa diferenciada de ambiente escolar, comprometido com a excelência acadêmica e um currículo interdisciplinar, dando ao aluno uma sólida formação, que será o referencial norteador de todos os seus relacionamentos e esferas da vida.

Nasceu de um sonho, de um ideal das educadoras: Ivany, Vera e Solange que acreditaram numa escola, voltada para educação integral da criança, adolescente e jovem. E o sonho vai se concretizando ano a ano.

A Escola Infantil ABC da Criança Feliz iniciou suas atividades administrativas e pedagógicas no dia 01/08/1991, e recebeu Certificado de Registro da Secretaria de Educação de Minas Gerais, em conformidade com a Portaria nº39 de 29/06/1974 livro nº145, Diretoria do Ensino de 1º grau.

O trabalho foi implantado com as quatro primeiras turmas da Educação Infantil: Maternal, 1º e 2º Períodos e Pré-escolar, acreditando que um bom alicerce é o segredo de uma estrutura duradoura e feliz. Fazer crianças de 3 a 6 anos crescerem aqui, sentindo-se amadas, fortes, capazes de aprender a vencer desafios, a lidar com as diferenças, vivenciando etapa por etapa, de forma lúdica e criativa, sempre foi o grande ideal deste colégio.

As educadoras continuaram sonhando, um sonho semente, que se tornou realidade, uma árvore que a cada ano renova suas folhas, revela a beleza das flores, aumenta seus frutos e geram outros frutos.

Nos anos de 1991, 1992, 1993 a escola passa por ampliação, se dinamiza e aumenta sua clientela. É o momento de dar um novo passo. E, no mês de setembro de 1994, pelo parecer nº478/95 do Conselho Estadual de Educação, é aprovada a criação do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, e em julho de 1995 pela portaria nº836/95 da Secretaria de Educação foi autorizado o funcionamento do curso, e a Escola Infantil ABC da Criança Feliz passou a ser chamada Centro Educacional ABC da Criança Feliz.

A Escola que funcionou quatro anos e cinco meses, à rua Presidente Vargas, 1502 - Centro, em prédio cedido pelo Sr. Deputado Silas Brasileiro, (intitulado "Patrono da Escola"), ampliou suas instalações, construindo o seu próprio estabelecimento de ensino à Avenida João Alves do Nascimento, nº1000, bairro São Lucas. São salas amplas, área de lazer com playground, área para esporte e piscina. Um contexto, que favorece a educação e ao aprendizado do aluno de forma agradável as suas necessidades.

As atividades estimulam a iniciativa, a criatividade e a curiosidade, possibilitando a assimilação de fatos, fenômenos e a compreensão de conceitos.

Em 1998, a escola organizada e estruturada, contando com a aprovação e simpatia das famílias ABC, amplia as séries do Ensino Fundamental - 5ª a 8ª séries, de forma gradativa, sendo a extensão do curso aprovada pela Secretaria de Estado de Educação.

Em 2003, a escola em atendimento às famílias, à sociedade local e com aprovação dos órgãos competentes, iniciou o Ensino Médio.

Em 2004 concretizou a grande parceria com o Sistema Anglo de Ensino, o que fortaleceu ainda mais nossas bases pedagógicas.

Em 2008, inicia-se o Ensino Fundamental de nove anos no cumprimento legal e na expectativa de melhorar sempre.

No ano de 2012 o Colégio ABC/Anglo inova mais uma vez implantando o cursinho preparatório Pré-Vestibular/Enem, com a proposta de preparar os nossos alunos e os alunos de outras instituições de ensino para os vestibulares e, principalmente, para o Enem já que a maioria das universidades já o adota como forma de ingressar no curso superior.

Hoje, o Colégio Educacional ABC/Anglo tem como objetivo a construção do conhecimento de forma diferenciada, assim como a construção da cidadania e a preocupação com a formação dos valores humanos e éticos, formando cidadãos comprometidos com a realidade social.

E os sonhos continuam... sendo regados, podados, cuidados, acreditando sempre que os frutos poderão ser cada vez melhores!!!